Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Começar de Novo: Programa intensifica ações de ressocialização

    há 12 anos

    O Começar de Novo continua promovendo ações voltadas à ressocialização dos reeducandos e à conscientização da sociedade. Desta vez o Programa integrou o evento Dia da Família na Escola, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado.

    A iniciativa aconteceu neste mês de maio no Bairro Sobral, em Rio Branco, e também faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) de 2012.

    Coordenados pela Vara de Execuções e Medidas Alternativas (Vepma), uma equipe reeducandos realizou 155 cortes (masculino e feminino) de cabelos gratuitamente.

    Eles estão em fase de conclusão do curso de formação profissional oferecido pela unidade judiciária, cuja titular é a juíza Maha Manasfi.

    Ainda neste mês de maio, as atividades foram oferecidas aos cidadãos dos bairros Santa Cecília e Vila Acre, na Escola Darci Vargas.

    Crack, Tô fora

    O Programa Começar de Novo também intensificou a campanha Crack, tô fora, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nesse caso, foram proferidas palestras em diversas escolas, com o intuito de conscientizar a população, sobretudo os mais jovens, sobre os malefícios causados pelo uso de substâncias intorpecentes.

    A primeira palestra aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), também no Sobral, para um público de 67 pessoas. Já no bairro Floresta, na Casa da Adolescente Mocinha Magalhães, também em Rio Branco, 30 jovens participaram do encontro.

    As palestras são ministradas por membros de diversas instituições, incluindo o Judiciário, e buscam explicar de modo didático os danos causados pelas drogas, principalmente o Crack.

    A ênfase maior é orientar a população para os riscos de o experimento da substância, pode levar à dependência química.

    Por se tratar de uma droga de efeitos avassaladores, que destrói rapidamente a capacidade humana e transforma o usuário em um dependente, o Começar de Novo trabalha com a idéia da prevenção.

    Frases como o melhor remédio contra o Crack é nunca experimentar e seja livre, nuca use Crack ou qualquer outra droga são amplamente discutidas com os participantes.

    Outras palestras acerca do mesmo tema foram proferidas na ala feminina do presídio Francisco DOliveira Conde.

    O Começar de Novo visa não apenas proporcionar formação teórico-prática aos reeducandos, como garantir seu retorno ao convício familiar e na sociedade e evitar sua reincidência no crime.

    15.05.2012 - Programa Começar de Novo: Curso de cabeleireiro profissionaliza reeducandos de Rio Branco

    Na Semana do Dia das Mães, alunos fizeram demonstração das novas habilidades profissionais. 12.04.2012 - Programa Começar de Novo: Curso de ovos de páscoa contribui para profissionalização de reeducandos

    Ação está orientada pelo princípio da integração e ressocialização dos egressos do sistema prisional. 09.04.2012 - Cantata de Páscoa: VEPMA promove atividade cultural com reeducandos

    Evento de música, alegria e superação faz parte das ações do programa Começar de Novo e teve participação de mais de 20 reeducandos do Coral Redenção.

    30.03.2012 - Cantata de Páscoa: Justiça promove atividade cultural com reeducandos

    Evento integra ações do Programa Começar de Novo e acontecerá no dia 4/4, no Palácio da Justiça, no Centro de Rio Branco.

    22.03.2012 - Programa Começar de Novo realiza mais cursos de capacitação

    Ações buscam ressocialização de detentos na família e na sociedade e a diminuição da reincidência criminal em benefício de todos.

    12.01.2012 - VEPMA promove ações do Projeto Começar de Novo em Rio Branco

    Objetivo é reinserir os reeducandos no mercado de trabalho e reduzir criminalidade.

    31.08.2011 - Começar de Novo: CNJ lança campanha pela reinserção social de ex-detentos

    Detentos e egressos do sistema carcerário já ocupam mais de 1,6 mil postos de trabalho no país. 01.09.2010 - Projeto Começar de Novo: Reeducandos concluem cursos de qualificação profissional em Rio Branco

    63 reeducandos participam de cursos de carpinteiro, pedreiro, pintor e gestão empreendedora, oferecidos pelo Senai e Fundação Bradesco.

    18.08.2010 - Mutirão Carcerário: TJAC e CNJ encerram atividade com revisão de mais de 3 mil processos

    Acordos de cooperação técnica foram assinados com prefeituras e instituições para implantar Começar de Novo e Advocacia Voluntária no Estado.

    03.08.2010 - TJAC amplia Começar de Novo em parceria com Prefeitura de Cruzeiro do Sul

    Programa visa ressocialização e reinserção de presos e egressos do sistema carcerário no mercado de trabalho

    • Publicações2923
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comecar-de-novo-programa-intensifica-acoes-de-ressocializacao/3136761

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)