Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Programa Justiça Comunitária: TJAC e Prefeitura de Rio Branco renovam convênio

    há 12 anos

    O Tribunal de Justiça do Acre e a Prefeitura de Rio Branco renovaram nesta semana um convênio destinado à continuidade das ações do Programa Justiça Comunitária.

    Os desembargadores Adair Longuini, Eva Evangelista, Roberto Barros e Cezarinete Angelim estiveram presentes no encontro, em que foi celebrada a assinatura do documento. O prefeito da Capital (em exercício), vereador Ricardo Araújo, e a secretária municipal de Cidadania e Assistência Social, Estefânia Pontes, também participaram da reunião.

    Estou muito alegre com esse convênio, cujo objetivo principal é promover a inclusão social e facilitar o acesso do cidadão à Justiça, contribuindo para a resolução de pequenos conflitos por meio da mediação e da conciliação. Espero que possamos ampliá-lo ainda mais e levá-lo ao interior do Estado, afirmou o desembargador-presidente Adair Longuini.

    Só tenho que agradecer a prefeitura por ser nossa parceira, já há tantos anos (desde 2002), e ter acreditado nesse projeto desde o início. Só em 2011 realizamos quase 5 mil atendimentos, o que demonstra a importância do Justiça Comunitária para as comunidades e população de nosso Município, que não precisam se deslocar até às unidades judiciais para resolver seus pequenos conflitos, ressaltou a desembargadora Eva Evangelista, idealizadora e coordenadora do Programa.

    O prefeito de Rio Branco (em exercício) elogiou a iniciativa para, em seguida, justificar o apoio da prefeitura. O Tribunal está de parabéns, pois este é um projeto que veio para ficar, e os números estão aí para mostrar isso. Está comprovado que os atendimentos estão trazendo ótimos resultados e os cidadãos já aprovaram. É por isso que estamos apoiando o Judiciário para continuarmos juntos na execução desse trabalho, considerou Ricardo Araújo.

    Convênio

    De acordo com o Convênio nº 013/2012, a continuidade das ações do Programa Justiça Comunitária em Rio Branco se dará em núcleos a serem instalados nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) nos seguintes bairros: Calafate, Paz, Santa Inês, Triângulo Velho e Vitória.

    O objetivo é proporcionar às pessoas a educação para o Direito, mediação comunitária de conflitos e fortalecimento das redes sociais nas comunidades carentes em que o Programa atuar.

    Para tanto, A Prefeitura destinará um valor de R$ 50 mil, que serão utilizados para pagamento dos agentes comunitários contratados. A vigência do convênio será até o dia 30 de junho de 2013.

    Balanço de 2011

    Em dezembro de 2011, o Tribunal de Justiça do Acre e a Prefeitura de Rio Branco encerraram convênio que há cinco anos viabilizava as atividades e ações do Programa Justiça Comunitária na Capital.

    Dados parciais informam que o Programa Justiça Comunitária atingiu a marca de quase 5 mil atendimentos na cidade de Rio Branco, por meio do convênio com a Prefeitura da Capital.

    Programa Justiça Comunitária

    O Programa Justiça Comunitária é desenvolvido pelo Tribunal de Justiça Acreano na cidade de Rio Branco desde 2002, inicialmente em convênio com o Ministério da Justiça.

    Em 2006 ele passou a ser executado em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, com atendimento em 35 bairros carentes, divididos em 6 regionais.

    Os agentes comunitários de justiça e cidadania trabalham diariamente nesses bairros, atuando na resolução de pequenos conflitos, de maneira rápida e amistosa, por meio da mediação e conciliação.

    No ano de 2009, pela primeira vez, o mesmo trabalho realizado com sucesso na Capital começou a ser colocado em prática em outros dois municípios do Estado - Capixaba e Epitaciolândia -, onde se realizou uma experiência piloto para orientar a expansão do programa para todo o Estado do Acre.

    Serviço
    Coordenação do Programa Justiça Comunitária
    Fórum da Avenida Ceará. 2º Andar.
    Avenida Ceará, 2692. Abraão Alab.
    69.900-460 - Rio Branco.AC
    (68) /

    • Publicações2923
    • Seguidores26
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/programa-justica-comunitaria-tjac-e-prefeitura-de-rio-branco-renovam-convenio/3172944

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)